Parceiros

[qode_accordion style=”toggle”][qode_accordion_tab title=”Parceria com instituições de Ensino”]

Parceria com instituições de Ensino

Para alcançar o objetivo da Jornada, que é o de promover o gosto pela leitura literária entre os estudantes das escolas públicas do DF, estabeleceu-se uma parceria com escolas do Gama, Recanto das Emas, Samambaia e Santa Maria.

As escolas recebem as oficinas de mediação de leitura e de criação literária. E também, por empréstimo, livros a serem lidos pelos alunos. Esses mesmos leitores se encontrarão com os autores, nos dias da programação, no Teatro Sesc Paulo Gracindo; ou receberão as visitas dos autores, nos meses de outubro e novembro de 2017.

Essa parceria consiste em atividades que se complementam: inicialmente, são ministradas oficinas de mediação de leitura para os professores dessas escolas. Neste projeto, não se exigem pré-requisitos de formação; ou seja, mestres de quaisquer disciplinas podem, com o desenvolvimento de algumas habilidades, trabalharem como mediadores de leitura literária. Uma vez ministradas as oficinas, em comum acordo com professores e gestores, segmentos de alunos das escolas são selecionados para participar da Jornada: da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos, determinadas turmas recebem os livros, leem e se preparam para os encontros com os autores das obras lidas.

Outra dimensão das oficinas é a criativa: para incentivar a participação no concurso de contos, são ministradas oficinas de elaboração de textos – com foco em narrativas curtas, contos – para estimular a participação de alunos.

[/qode_accordion_tab][qode_accordion_tab title=”SESC DF”]

SESC DF

No Distrito Federal, o SESC dispõe de diversos equipamentos aptos a receberem eventos da natureza da Jornada Literária do Distrito Federa. O SESC Gama é uma dessas unidades: inaugurado em 26 de abril de 1997, inicialmente como Unidade Operacional, esta foi idealizada para atender a população local e do Entorno do DF.

Diariamente, a unidade possibilita o acesso dos comerciários e seus dependentes, a serviços que estão voltados para o bem-estar físico, mental e social. Atualmente, cerca de 2.500 clientes buscam os mais diversos atendimentos, como: médico, odontológico, turismo social, educação infantil, atividades esportivas e lazer. Em abril de 2010, a unidade foi inaugurada no Setor Leste Industrial, e passou a ser chamada de Centro de Atividades SESC Gama. O empreendimento conta com instalações amplas e modernas.

Com quase 11 mil metros quadrados de área útil, possibilita a continuidade de milhares de pessoas o acesso dos serviços de alta qualidade nas áreas de Educação, Esporte e Lazer, Cultura, Ação Social, Saúde e Turismo.

[/qode_accordion_tab][/qode_accordion]