#

Parceria com instituições de Ensino

Para alcançar o objetivo da Jornada, que é o de promover o gosto pela leitura literária entre os estudantes das escolas públicas do DF, estabeleceu-se uma parceria com a Coordenação Regional de Ensino do Paranoá, para levar as atividades da Jornada Literária às escolas do Paranoá e do Itapoã.

No Paranoá, são cinco escolas beneficiadas com a 1ª Jornada Literária do DF (Escolas Classe nº 1, 2 e 3; o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 5; e o Centro Educacional Darcy Ribeiro) e todas as turmas do DF Alfabetizado, coordenadas pelo Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (Cedep); e uma escola no Itapoã; o Centro de Ensino Fundamental Dra. Zilda Arns.

Igualmente, foram estabelecidas parceiras com a Escola Classe do Varjão e com o Instituto Federal Brasília em São Sebastião; estudantes dessas duas instituições serão levados até o Paranoá para participarem da programação da 1ª Jornada Literária.

Essa parceria consiste em atividades que se complementam: inicialmente, são ministradas oficinas de mediação de leitura para os professores dessas escolas. Neste projeto, não se exigem pré-requisitos de formação; ou seja, mestres de quaisquer disciplinas podem, com o desenvolvimento de algumas habilidades, trabalharem como mediadores de leitura literária. Uma vez ministradas as oficinas, em comum acordo com professores e gestores, segmentos de alunos das escolas são selecionados para participar da Jornada: da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos, determinadas turmas recebem os livros, leem e se preparam para os encontros com os autores das obras lidas.

Outra dimensão das oficinas é a criativa: para incentivar a participação no concurso de contos, são ministradas oficinas de elaboração de textos – com foco em narrativas curtas, contos – para estimular a participação de alunos dos oitavo e nono anos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio; e também, em outro segmento, a participação de professores. Com a possibilidade de participarem alunos e professores de todo o Distrito Federal, e não apenas do Paranoá, Itapoã, Varjão e São Sebastião.


12 a 16 de julho de 2016

No Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá


logos Apresentação
logos-rodapeApoio:Apresentação: