#

A serviço da construção da escrita por milhões de brasileiros

#

Autora de livros infantojuvenis como Luiz Lua, uma biografia de Luiz Gonzaga para crianças; e de Explicando arte brasileira, paradidático, Lucília Garcez navega pela ficção e pelos ensaios com muita facilidade. Já fez adaptações de clássicos da literatura universal, como Perceval ou O romance do Graal. E, juntamente com Jô Oliveira, ilustrador, desenvolveu projetos como O sorriso do gato; Brasília, de cerrado a capital; Mãe do Ouro; e muitos outros, premiados e com dezenas de milhares de exemplares vendidos.

A sergipana Lucília Garcez é também professora doutora da área de língua portuguesa Escreveu livro como A escrita e o outro; Técnica de redação – o que é preciso saber para escrever bem. Atualmente, também trabalha como palestrante e ministrando oficinas para professores sobre a natureza da escrita e a formação de leitores.

A professora acredita que a escola não cumpre seu papel no desenvolvimento do interesse de leitura dos jovens: “ela não é capaz de desenvolver na criança uma leitura proficiente, a criança não sai da escola dominando a leitura e com interesse nos livros”, mas continua lutando para que esse realidade mude na educação brasileira.

Na condição de formadora de profissionais da área de Letras; e, ao longo dos anos; de professores pelo Brasil afora, Lucília Garcez é uma das pessoas que tem contribuído decisivamente para que o Brasil seja, não apenas um país de leitores; mas também um país de escritores. Não necessariamente ficcionistas como ela; ou mesmo poetas. Mas pessoas que, ao longo da vida, vão utilizando-se da escrita para se fortalecerem intelectual e afetivamente: escrevendo nas universidades, no trabalho, nas redes sociais.

Como autora de livros didáticos de língua portuguesa, no dia 14 de julho, Lucília estará às 16h10 na 1ª Jornada Literária do DF para um bate-papo com os estudantes sobre as provas do PAS, do Enem e dos vestibulares na área de redação.


12 a 16 de julho de 2016

No Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá


logos Apresentação
logos-rodapeApoio:Apresentação: