#

Para ler é necessário olhar para a criação literária

Trazendo não apenas a experiência criativa, mas também a de incentivo a programas de leitura - formais e informais - o escritor Jéferson Assumção vem à Jornada, para se apresentar aos leitores do livro Cabeça de mulher olhando a neve.

Jéferson Assumção é gaúcho de Santa Maria, escritor, filósofo, jornalista e autor de mais de 20 livros. Jéferson ainda se lembra que, antes de se tornar jornalista, escritor, doutor em Filosofia e de exercer cargos públicos na cultura, ralou como camelô, em sua terra natal. Tudo vira matéria para reflexão e literatura na mente voraz desse talento da literatura brasileira.

Na administração, foi Secretário de Cultura de Canos, no RS, oportunidade em que contribuiu para que aquela cidade configurasse uma tradição de feiras do livro; oportunidades permanentes de encantar novos leitores e manter a admiração dos já conquistados. Foi também Secretário-adjunto de Cultura do Rio Grande do Sul; e Diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura, no Governo Dilma Rousseff. Atualmente, também ministra oficinas de escrita criativa e participa de eventos literários no Brasil e no exterior.

O escritor justifica seu sucesso na carreira acadêmica devido ao incansável hábito de leitura que praticava quando trabalhava nas ruas na cidade de Canoas, interior do RS. “O Brasil tem um déficit grande no campo de alfabetização, mas maior ainda no campo da leitura cultural”, explica Jéferson.

Na 1ª Jornada Literária do DF, Jéferson se encontrará com os leitores de Cabeça de Mulher Olhando a Neve, livro que relata um pouco do cotidiano do sertão nordestino, no dia 12 de julho, terça-feira, das 15h10 às 16h.


12 a 16 de julho de 2016

No Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá


logos Apresentação
logos-rodapeApoio:Apresentação: