#

João Santana e Valdenor de Almeida: rimas de Nordeste na Jornada

#

No dia 14 de julho, quinta-feira, às 20h40; e no dia 16, sábado, às 15h10, a dupla de repentistas João Santana e Valdenor de Almeida se apresenta na 1ª Jornada Literária do DF. Os artistas fazem parte da cena de música regional do Distrito Federal, tendo alcançado o primeiro lugar, por quatro vezes, no Festival Regional de Repentistas do DF.

Valdenor de Almeida, natural da Paraíba, é repentista desde 1984 e já foi coordenador de projetos na Casa do Cantador do DF. Já o brasiliense João Santana foi vencedor do Prêmio Voa Viola 2012; e, em 2013, representou o repente brasileiro no XX Festival de Romerías de Mayo em Holguín, em Cuba. A dupla já se apresentou ao lado de consagrados nomes do repente, como Sebastião da Silva, Ismael Pereira e João Furiba; sem mencionar a constante parceria com Chico de Assis, potiguar que elegeu Brasília para morar e de nossa cidade amplia os horizontes de repentistas de todo o País.

A temática das cantorias da dupla vai dos modelos clássicos da cantoria – sextilhas, décimas, quadrões, galope à beira-mar – às também célebres tiradas com Coqueiro da Bahia, e assim por diante.

Como temática das apresentações, exibem crítica social e política, bem ao gosto das platéias onde se apresentam. E, além de cantarem repente, também declamam poemas rimados, causos, e cantam canções já conhecidas dentro da cultura nordestina do sertão.


12 a 16 de julho de 2016

No Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá


logos Apresentação
logos-rodapeApoio:Apresentação: